A difícil arte de entender uma sociedade hipócrita

0-banana

Nos dias atuais está cada vez mais frequente o uso da internet para criticar e comentar assuntos que antes eram vistos apenas em jornais, rádios e TV. Antigamente as pessoas quase não tinham participação direta, mas com o advento da tecnologia isso mudou radicalmente. De maneira instantânea, quando uma notícia é veiculada na mídia virtual, os comentários surgem e logo o assunto se propaga como vírus.

Mas ficasse somente por ai, tudo estaria bem. O problema é que junto com os leitores inteligentes, seguem uma carreira de “asnos” que mesmo sem ler todo o assunto, entram na história apenas para criticar. Eles xingam, tentam denegrir as pessoas que gostaram do assunto, mostram insanidade e de maneira alguma demonstram inteligência suficiente para analisar o material.

Digo isso porque as pessoas inteligentes questionam o assunto de maneira “inteligente”, mas quem usa de ataques ofensivos para defender sua ideia são os néscios. Um sábio discute ideias, mas o “burro” discute pessoas. Então se você é um daqueles que quando tem uma opinião contrária usa ataques pessoais para justificá-la, saiba que você está no grupo dos “estúpidos”.

O mais curioso e preocupante é que este tipo de comportamento está cada vez mais comum em nossa sociedade. As pessoas se escondem por trás de um pseudônimo ou criam falsos perfis em redes sociais apenas para criticar as pessoas. Mas sabe por que elas fazem isso? Simples: porque sabem que a maioria discorda de seu pensamento e não quer que ninguém descubra que ela é a pessoa por trás de uma opinião esdrúxula que a maior parte das pessoas não apoia.

Logo, se você ler algum comentário feito por alguém que ninguém sabe quem é, ignore, pois ele não veio de alguém em sã consciência ou inteligência suficiente para estar debatendo sobre tal assunto.

Um caso comum de que a nossa sociedade é muito hipócrita foi o recente caso envolvendo o jogador Daniel Alves, que comeu uma banana depois que um torcedor a atirou nele. Na ocasião, o torcedor o estaria chamando de macaco e a maneira que o brasileiro encontrou de desprezar a opinião do “racista” foi comer a fruta. O mundo inteiro aplaudiu em pé a atitude de Daniel.

Mas até quando estes aplausos refletem a verdade de nossa sociedade. Será que realmente as pessoas são contra o racismo? Ou se são, será que pregam isso no seu dia-a-dia? As centenas de fotos publicadas em redes sociais de pessoas segurando bananas se tornou uma campanha brasileira contra o racismo, mas por que ter esperando tanto tempo para “aparecer” na mídia e lutar por um ideal?

Quantos brasileiros são vítimas diariamente do racismo e do preconceito de uma sociedade mentirosa e arrogante? E mesmo assim, os artistas não tiram fotos segurando objetos em sinal de apoio à estas pessoas. Quando um negro é barrado em um shopping ou as pessoas fica lhe olhando ou quando ele perde um emprego devido à sua cor. Ninguém fala nisso na grande mídia dominada por um pequeno grupo que pensa e manda no futuro das pessoas.

Onde estavam os artistas, apresentadores, cantores e atletas quando o pedreiro Amarildo foi vítima de um ato criminoso cometido por policiais marginais? Por que ninguém postou foto em suas redes sociais segurando a foto do pedreiro exigindo justiça rápida? Que hipocrisia é esta que somente quando um jogador “milionário” sofre um ato de racismo é que as pessoas se manifestam?

Eu confesso que na ocasião, também senti vontade de publicar uma foto segurando uma banana em apoio às pessoas que aderiram na campanha. Mas ai me veio à mente as muitas vezes que li artigos sobre pobres e negros sofrendo racismo e eu nunca fiz nenhuma foto em apoio à estas pessoas. Não achei justo defender somente esta campanha porque a vítima foi um jogador famoso e rico.

E por falar em “campanha da banana”, onde estão os famosos que abraçaram a causa, ou eles se aproveitaram do momento apenas para aparecer? Será que o assunto de racismo acabou e todo mundo se abraça por igual? Porque não levaram a banana para seus programas de televisão para discutir um assunto tão importante.

Uma banana para a hipocrisia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s