Governo de Maine quer proibir assistência aos imigrantes

Paul LePage afirma que uma lei federal proibi ajuda a quem vive ilegalmente no país
Paul LePage afirma que uma lei federal proibi ajuda a quem vive ilegalmente no país

O Governador de Maine, o Republicano Paul LePage, iniciou uma briga com a Procurador a-Geral do estado, a Democrata Janet Mills. Ambos discordam em relação a diretiva do Executivo em suspender a ajuda a imigrantes que não podem provar que vivem legal nos Estados Unidos. Este atrito gerou uma confusão entre as cidades de Dole e Maine.

LePage afirma que existe uma lei federal que proíbe que o Estado preste assistência à pessoas que vivem ilegalmente no país. Diante disso, o Governador ameaçou reter fundos para ajuda social, direcionados aos municípios que desafiarem esta proibição.

Do outro lado, a Procuradora afirma que o Governador está ultrapassando a sua autoridade e aconselhou os municípios a ignorar a determinação de LePage. Alguns funcionários do Governo também pensam da mesma maneira e defendem que as Cidades são livres para usar os recursos para ajudar os seus moradores, como lhe convier.

Em um programa de rádio, o Governador pediu aos cidadãos dos Estados Unidos que procurem os vereadores e representantes políticos e peça que eles “parem de distribuir dinheiro para imigrantes indocumentados”.

O medo de alguns prefeitos e que se continuarem dando assistência aos indocumentados, corram o risco de perder milhões de dólares por parte do Estado, a cada ano. Mas ao mesmo tempo, estão receosos que se negarem ajuda aos imigrantes, sejam acionados na Justiça por defensores desta classe.

A Procuradora disse que o Governador não tem autoridade para agir desta maneira e tentar comandar o Legislativo. “Esta atitude vai muito mais além do que proibir ajuda aos imigrantes. Ele quer transformar os funcionários municipais em mini-agentes de imigração”, ressaltou.

A American Civil Liberties Union de Maine divulgou uma nota onde afirma que vai acionar judicialmente e ficar ao lado dos prefeitos que desejarem processar o Estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s