Ice Bucket Challenge: se molhar e não doar ou doar e se molhar?

ice-bucket-challenge-1Há algumas semanas ouvi falar e vi os vídeos sobre a campanha que leva o nome de “Ice Bucket Challenge”. Trata-se de uma pessoa jogando água com gelo em sua cabeça e desafiando três amigos a fazerem o mesmo no prazo de 24 horas ou caso contrário devem fazer uma doação para pesquisas e combate à ALS, uma doença neurodegenerativa, conhecida no Brasil por Esclerose Lateral Amiotrófica.

Mas alguns críticos viram a campanha como uma faca com dois gumes, pois nos vídeos as pessoas desafiam todos a doarem e se não fizerem deve jogar a água gelada na cabeça. Logo, se formos analisar ao pé da letra, quem jogou a água preferiu não fazer a doação. Outro ponto que me chamou a atenção é que quase todos que entraram na brincadeira, apenas gravaram os vídeos e desafiaram as pessoas, sem jamais mencionar site ou dados para que outros pudessem fazer a doação. Será que estas pessoas doaram mesmo?

Os vídeos sugerem ainda que se molhar e sentir frio é melhor que lutar contra a ALS. Isso porque eu assisti a dezenas de vídeos e em nenhum deles vi as pessoas falando sobre a campanha e pedindo ajuda. Tudo bem que você doou após o banho gelado, mas não custaria nada divulgar como fez a doação para que outras pessoas fizessem o mesmo, pois o objetivo da campanha é angariar fundos e não molhar o mundo.

Prova de que muitas pessoas apenas entraram na campanha por brincadeira é esta frase que uma delas publicou ao lançar o vídeo no facebook: “pronto D…. aceitamos o seu desafio. Vamos desafiar ……… que tem 24 horas para fazer o mesmo. Se não quiser tem que pagar 100 p.. para uma instituição que não recordo o nome nesse momento”. Você acredita mesmo que esta pessoa fez a doação?”.

Ficou até legal e divertido ver as pessoas se molhando e sentindo frio, mas ficaria melhor se fosse assim “Eu doei e como marca de minha doação, jogo a água na cabeça”. Sei que muitos podem me criticar e afirmar que quem entrou na campanha também estão ajudando, mesmo sem doar e que a ALS precisa de todo tipo de apoio, mesmo que seja uma brincadeira de se molhar para levar o problema ao mundo.

Mas por outro lado, a campanha teve o seu ponto positivo pois levou ao conhecimento de milhões de pessoas este problema que é pouco falado. Espero que os banhos de baldes se multipliquem, tanto para divulgar a necessidade de ajudar no combate à doença, quanto na carência de doações para pesquisas e tratamentos.

Outra coisa negativa é a mentalidade de muitos brasileiros que vivem no Brasil. Enquanto a campanha estava no Canadá, Estados Unidos e outros países, tudo bem… era linda. Mas bastou as celebridades brasileiras entraram na campanha para os “críticos de plantão” e pseudo-intelectuais surgirem para apresentarem suas críticas infames e ignorantes.

Pessoas que jamais levantaram uma palha para ajudar o próximo se acham no direito de usar as redes sociais e fazerem críticas covardes, pelo simples fato de que buscam o dia todo alguém para atacar.

Eu li vários comentários sobre vídeos postados por Luciano Huck, Angélica, Ana Maria Braga. Eu não estou nem um pouco interessado em saber se eles doaram ou não. O importante é que através deles mais pessoas ficaram sabendo da campanha e da importância ema ajudar.

O problema é que o brasileiro tem uma cultura diferente da maioria do resto do mundo e cresce sem saber o que é ajudar o próximo. Este tipo de crítica, em sua grande maioria, bem de pessoas que ficam o dia todo com a bunda colada na cadeira em frente ao computador, se tornando cada vez mais inútil e produzindo pouco para a sociedade em que vive.

Portanto deixa de criticar e ajude também.

Nos Estados Unidos:
http://www.alsa.org/donate/

No Brasil:
ASSOCIACAO PRO-CURA DA ELA
Banco: 237 – Banco Bradesco – 60746948
Agencia: 2962
Conta Corrente: 2988-2

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