Minha opinião sobre o consulado barrar despachantes

d6574d9a4e62c4a58e49131212f693ce-midBem, primeiramente quero ressaltar que não sou despachante, não tenho vínculo com nenhum e tampouco estou ganhando para escrever minha opinião. Nas últimas duas semanas eu conversei bastante com brasileiros que utilizaram os serviços consular e também com aqueles que acompanham a pessoa durante todo o processo.

Eu já utilizei os serviços do consulado algumas vezes e confesso que sempre me deparei com algumas pessoas de cara fechada, que não te olham nos olhos, uma burocracia gigantesca e caminhos criados para dificultara vida dos brasileiros.

O primeiro ponto é a questão de preencher formulários via internet. Apesar de estarmos em um mundo envolto em tecnologia, muitas pessoas desconhecem como navegar em sites e muito menos sabe fazer o preenchimento de um formulário.

Ora, se estas pessoas têm dificuldades com isso, qual o problema dela contratar um profissional para ajudá-la a fazer o serviço? Até onde eu sei, os despachantes cobram pelo trabalho, mas pegam a pessoa em casa, a levam até a repartição consular, ajudam no preenchimento de formulários, vão até o correio pegar a “money order”, ficam com o cliente até que ele receba o seu documento.

Agora imagina está pessoa ter que contratar um táxi ou Uber, ir aos correios e ao consulado, perder um dia de trabalho para fazer tudo isso e ainda preencher os formulários e todas as burocracias exigidas pelo Consulado. Com a ajuda de um despachante, ela perder apenas algumas horas do seu dia, pois tudo estará pronto e ela terá apenas que ir à repartição consular.

Qual o propósito de um consulado tentar dificultar o trabalho de um Despachante? Isso é um serviço como qualquer outro e o despachante não está roubando de ninguém. Ele oferece o serviço, cobra uma taxa pelo trabalho e o brasileiro paga se quiser. Ninguém é forçado a nada.

Fica aqui a dica ao consulado, se realmente quer agilidade nos trabalhos e meios que tornem mais fáceis para que a comunidade resolva seus problemas de documentos, parem de dificultar o trabalho dos despachantes.

Deixe um comentário

