Operações do ICE amedrontam imigrantes em todo os EUA

imageAgentes federais detiveram mais de 160 pessoas em operações na região de Los Angeles, na semana passada. Isso aumentou o medo das comunidades imigrantes em todo o país, pois ações semelhantes aconteceram em outras regiões do país.
Na sexta-feira (10/02) oficiais do Immigrations and Customs Enforcement (ICE) confirmaram a onda de operações em estados localizados ao sudeste do país, incluindo o sul da Califórnia. A maioria das pessoas presa era de homens com registros criminais. Funcionários do Governo descrevem as operações como ações rotineiras e que nesta segunda-feira (13/02) seriam divulgados os números das detenções.
David Marin, diretor do escritório de campo do ICE em Los Angeles, disse que estas operações foram planejadas antes de Barack Obama deixar o cargo e que a maioria das pessoas presas tinha condenações criminais. Ele admitiu que algumas foram detidas porque não tinham documentos de imigração, mas recusou-se a comentar as denúncias de que funcionários do ICE barraram advogados dos imigrantes. “Vamos examinar se realmente isso aconteceu e fazer o que for necessário para corrigir esta situação”, disse.
Marin comparou os ataques com operações realizadas durante a administração Obama, citando uma que culminou na prisão de 200 imigrantes em 2015.
Batidas e detenções em massa foram ferramentas que Obama, frequentemente, realizou de 2009 a 2017 e ele deportou pelo menos 2,4 milhões de pessoas, mais do que qualquer outro presidente. Mas as primeiras operações da presidência Donald Trump despertaram temores em todo o país, pois a maioria dos imigrantes teme que as ameaças de que ele deportaria milhões de pessoas sem documentos está começando.
Os rumores sobre os ataques rapidamente se espalharam, irritando Marin, que disse que as histórias ameaçavam imigrantes e oficiais. “Os relatos sobre pontos de verificação e detenções em massas são perigosos e irresponsáveis. estes e relatos criam pânico”, disse.
Advogados e ativistas disseram ter visto um grande pânico entre os imigrantes e que a história estava pouco clara. Robert Painter, diretor-executivo da American Gateways, uma empresa de advocacia baseada em Austin (Texas), disse que ouviu vários relatos de que agentes do ICE fizeram abordagens no estacionamento do Taco Bell, e várias lojas, vestindo roupas simples e carros sem identificação. “Onde há fumaça há fogo e certamente há algo acontecendo, mas não posso falar sobre o que realmente é”, disse.
Segundo as informações, além da Califórnia, as operações aconteceram em grandes cidades do Texas, Virginia, Carolina do Norte – como Dallas, Alexandria e Charlotte -, bem como em condados com grandes populações de imigrantes na Flórida, New York e outros estados.

banner-danilo-certo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s